DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

Instituído no dia 21 de março, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 28 de novembro de 2013.

3/22/20232 min read

O Dia Internacional das Florestas foi instituído no dia 21 de março, por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas em 28 de novembro de 2013. Este ano traz o tema Florestas e saúde, enfatiza a importância das florestas para uma vida mais saudável, pois estima-se que 50 mil espécies de plantas sejam usadas para fins medicinais, e a cada ano eventos celebram a importância de todos os tipos de florestas em benefício das gerações atuais e futuras.

Vale lembrar que As florestas são os pulmões do planeta: são lugares mágicos e repletos de vida, são o lar de mais de 75% da biodiversidade terrestre mundial, conforme o último relatório SOFO (The State of the World's Forests - 2018), as florestas garantem água potável para mais de 33% das maiores cidades do mundo e propiciam 40% de toda a energia renovável do mundo, recurso primordial para o desenvolvimento rural e urbano e que está vinculada com a gestão florestal.

Sem as floretas, o agro não sobreviveria pois elas são responsáveis pelos “Rios Voadores que garantem o equilíbrio das chuvas no mundo e dependem da existência de grandes florestas, como a Amazônica, A origem dos rios voadores acontece da seguinte forma: as árvores da Floresta Amazônica “bombeiam” as águas das chuvas de volta para a atmosfera, através de um fenômeno denominado evapotranspiração, ou seja, a água das chuvas que fica retida nas copas das árvores evapora e permanece na atmosfera em forma de umidade. É exatamente essa umidade que forma os rios voadores.

Para se ter uma ideia da umidade gerada por esse processo, o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) estima que uma árvore de 10 metros de diâmetro possa produzir mais de 300 litros de água por dia, mais do que o dobro de água que uma pessoa utiliza diariamente para beber, cozer alimentos, tomar banho etc. Uma árvore de 20 metros, por sua vez, pode bombear mais de 1.000 litros de água por dia.

A preservação das florestas garante viva a biodiversidade e a nossa qualidade de vida e existência, sem floretas sem vida!

As florestas fornecem água potável para mais de 33% das maiores cidades do mundo. — Foto: Ronilson Santos