DIA MUNDIAL DA ÁGUA
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992.
Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA).
O DMA: 2023, sugere que as pessoas sejam beija-flores na gestão da crise da água, os debates deste ano girarão em torno do tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. Como estratégia de sensibilização, a campanha está usando a a fábula do beija-flor que apaga o incêndio carregando gotas de água em seu bico, sendo assim vamos conhecer essa magnifica fábula.
A FÁBULA DO BEIJA-FLOR
Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.
Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:
– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.
Os animais riram dele e disseram:
– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!
E o beija-flor replicou:
– Estou fazendo aquilo que posso.
O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.
Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa quão pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.
A data comemorativa e oportuniza o debate para expormos a problemática da água, na sociedade e tomar atitudes que nos façam refletir sobre o uso racional de água. A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente para ser discutido que corresponde a um desafio atual ou futuro, a água exerce um papel indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento da vida, pois atende as necessidades básicas dos ecossistemas e da agroindústria.
Considerada recurso natural renovável, a água é indispensável a todas as formas de vida.